Home / Normas

Normas

Publicidade

Normas para cobrança de diária de Diretor de Fotografia
  1. Duração

    A carga horária será equivalente a 10 horas contadas do momento em que o diretor de fotografia for marcado no set. Horas excedentes serão pagas como extra.
  2. Valor

    A diária será a mesma atualmente cobrada por cada profissional.
    2-1. Por hora, o valor cobrado nos feriados e finais de semana será o mesmo.
  3. Hora extra

    3-1. A partir da 11ª hora serão cobradas horas extras.
    3-2. Cada uma das 6 (seis) primeiras horas extras terá o valor equivalente a 10% do valor da diária.
    3-3. A partir da 17ª hora, o valor será equivalente a 20% da diária.
    Obs.1: a possibilidade de trabalhar após a 17ª hora fica restrita a uma condição excepcional, justificada pela locação ou prazos excepcionais, desde que esta condição seja previamente apresentada ao diretor de fotografia.
    Obs.2: Não haverá fração de horas.
  4. Viagens

    Será considerada viagem quando a distância do set for superior a 100 km da residência do profissional. Com isso, as horas serão cobradas a partir do início da viagem.
    4-1. Para viagens no mesmo dia das filmagens, serão cobradas horas extras a partir da 11ª hora, conforme estabelecido no item 3-2, contadas a partir do horário de convocação, sem nenhum acréscimo a partir da 17ª hora.
    4-2. Viagens ocorridas fora da diária de filmagem terão cobrança de meia diária.
    4-3. Intervalos de diárias de filmagens devido a viagens também terá cobrança de meia diária.
  5. Visita à locação

    Será cobrada no mínimo 1/2 diária.
  6. Pré-light

    Será cobrado como uma diária normal.
  7. Correção de Cor

    Fica a critério do profissional efetuar ou não a cobrança da correção de cor.
  8. Cancelamento da filmagem

    Estamos estudando o contrato de produção celebrado pelos associados APRO e seus clientes, portanto retomaremos o assunto em breve.
  9. Claquetes

    O nome do diretor de fotografia deve constar de todas as claquetes de cópias de filmes comerciais para que o profissional responsável seja identificado.
  10. Vigência

    Este acordo foi firmado em setembro de 2004, na sede da APRO com a presença da diretoria e diretores de fotografia

 

Ficção

  1. Duração

    Diária máxima de 12 horas, embora seja recomendável a diária de 11 horas, já adotada em vários projetos. O turnaround ou intervalo, é de 12 horas entre uma diária e outra. A diária deve contemplar uma refeição (almoço ou jantar) com 1 (uma) hora de descanso.
  2. Período de trabalho semanal

    Recomendamos a semana de 5×2 (dois dias de folga para cada cinco dias trabalhados ), inclusive durante a pré-produção. A semana 6×1 exige muito da equipe e o rendimento geral acaba caindo, o que muitas vezes prejudica o aspecto artístico do trabalho e também conspira para um aumento de tensão e humores exaltados, devido ao cansaço.
  3. Deslocamentos

    Deslocamentos intermunicipais em dia de filmagem deverão ser incluídos na diária. Para projetos em outras cidades as produtoras devem fornecer transporte e acomodações adequadas.
  4. Pré e Pós-Produção

    A remuneração do Diretor de Fotografia deverá ser a mesma estipulada para filmagem e para a pré-produção. Já na pós-produção deve seguir o valor da semana de filmagem.